quarta-feira, 2 de março de 2011

2011 o ano do eject! o planeta elefante vai explodir!

Olá galera!

Começo escrevendo esse ano por aqui  falando da felicidade que foi minha saída de Natal e vinda para o Rio Grande do Sul. Era para ser o contrário,. deveria estar triste por partir de minha terra,mas,triste estava em Natal. onde já soube, a situação se agrava a cada dia. seja  na arte,seja, na gestão em Geral.  A frase o  Planeta elefante  está para explodir  se divide em dois prismas no âmbito artístico no RN: está para explodir, porque tem um nível artístico fantástico, onde esse corpos artísticos todos juntos, por falta de espaço, tendem a explodir num big bang do elefante pelo país e pelo mundo. Por outro lado vai explodir porque é insustentável a maneira que esse grandes artistas são tratados, entregues ao descaso de nossos gestores culturais que nos aprisionam a politica do café com leite. sai um ruim entra um pior. e se entra um bom, o sistema o vomita para parir em seu lugar uma aberração nascida nos infernos da corrupção.


Isso está acabando com a arte do RN! como vão existir pessoas que vivam da arte desse jeito? e se não existisse o palhaço? teria o Riso? haveria o circo? a pipoca? a alegria? e se não existissem atores? onde estariam as emoções, ou mesmo as novelas alienadas que o Brasil inteiro assiste?. pois é! Murilo benicio é ator,agora Enio Cavalacante e  Rodrigo Bico não são? não merecem o mesmo respeito, assim como todos ou outros grande atores potiguares e artistas no mundo? sem a  Música... haveria a Dança? haveria Alma na ausência de som? sem os pintores e as suas pinturas,como a nossa alma aprenderia a ler? imaginem agora mesmo se todos os artistas parassem. se sumissem, como na lenda dos Maias( não aqueles que nos atrasam, e nós já conhecemos) para uma dimensão mais evoluída,que seria então, dos que necessitam beber da arte, sorvê-la? no seu fim de semana, Na hora de lazer, em seu momento. a arte é o suporte do ser humano. se tirarmos essa muleta, ele cai. artistas, são tão valiosos que mesmo no Apocalipse da  bíblia cita-se que a arte sumirá. "e Ali, não se ouvirá mais a flauta, não se beberá mais vinho".


Então vendo o avião da arte Potiguar em rota de colisão, não esperei o Hercolúbus nem a Unesco!
apertei o "eject" que é um botão que está sempre ali para lhe salvar na hora certa e vim parar no irmão Rio grande que já me acolheu com a sua linda paisagem em minha chegada.  Me aproprio e rearranjo as palavras de darcy ribeiro puxando para a minha sardinha para dizer que  vendo Porto alegre, como é como funciona penso ribeiristicamente: "Me dói tanto ver a Natal que é, com a que se  pode ser".

Pensem nisso! se continuar havendo árvores "Fakes" caches de 90 dias ou não caches, descaso,perseguição,corrupção,etc não haverá poesia, como dizia Cazuza.
 a não ser que todos os "políticos escrotos" e os alienados da nossa nação todos estiverem numa escola de arte e eu não sei ainda. para substituírem os artistas quando esses fizerem como eu, irem embora ou simplesmente sumirem, em busca de um sol novo!

Até a terra vai mudar seu eixo,mudemos então o eixo da arte em nosso estado.precisamos de muitos Jedis pois o Darthweider é grande!















4 comentários:

  1. Meu caro, seu instinto está mais do que certo.
    Já basta! Estou me organizando para fazer o mesmo. A escassez continua brutal e violenta, exclui as artes e o pensamento da vida, em uma terra na qual a loucura serve para tornar os gênios reféns dos miseráveis!

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, aproveito a oportunidade para compartilhar um pensamento que faz muito sentido...

    O transplante espiritual e físico como remédio

    As diferentes culturas são diferentes climas espirituais, cada um dos quais é particularmente danoso ou salutar para esse ou aquele organismo. A história em seu conjunto, enquanto saber sobre as diferentes culturas, é a farmacologia, mas não a ciência médica mesma. É necessário antes o médico, que se utilize dessa farmacologia para enviar cada qual ao clima que lhe for proveitoso - temporariamente ou para sempre. Viver no presente, no interior de uma única cultura, não basta como prescrição geral, aí pereceriam muitas espécies de homens extremamente úteis, que nela não podem respirar de modo saudável. Com a história devemos lhes fornecer ar e procurar mantê-las; também os homens das culturas que ficaram para trás têm seu valor. - Ao lado desse tratamento dos espíritos, a humanidade deve procurar, no tocante ao corpo, mediante uma geografia médica, descobrir quais degenerações e enfermidades cada região da Terra ocasiona e, inversamente, quais fatores curativos oferece; então, gradualmente, povos, famílias e indivíduos devem ser transplantados, de forma demorada e contínua, até que sejam dominadas as doenças físicas hereditárias. A Terra inteira será, enfim, um conjunto de estações de saúde.

    ResponderExcluir
  3. Precisamos multiplicar essas palavras! É mesmo uma lástima a gestão natalense! Mas os artistas sempre vão estar por aí... em migração ou não!!
    Caio Padilha

    ResponderExcluir
  4. Grande Julio, mais uma vez eu quero dizer que estou muito feliz por você estar fazendo sucesso ai no Rio Grande do Sul, é uma pena para Cultura Potiguar estar perdendo mais um Artista, MAS... devemos multiplicar nossos talentos mesmo que em outras terras, PARABÉNS.

    Quanto a nossa TERRA NATAL, tenho muita pena de ver um ESTADO tão reclinado a coisas futeis e políticos tão preocupados com seus EGOS e NOMES "Tradicionais" que lástima para nosso povo, ha muito tempo perdemos nossa identidade cultural e alguns poucos tentam heroicamente resgatar o que dela ainda sobra... Compartilho de sua tristeza mas não é apenas na cultura, nosso esporte é muito precário, estamos Geograficamente posicionados em um melhor lugar de acesso para varios pontos do mundo e não sabemos aproveitar isso, quantos grandes eventos esportivos não poderíamos estar sediando já que vivemos do TURISMO. Imagine uma Cidade ter Eventos Culturais e Esportivos juntos... São Paulo e Rio de Janeiro já descobriram essa mina de Ouro, Só nós que vamos continuar atrasados Graças a Meia dúzia de Políticos e seus Seguidores INCOMPETENTES que ainda batem no peito e tem a CARA de PAU de dizer, "ISSO NÃO ACONTECERIA NA MINHA GESTÃO"

    É Lamentável ver isso e por causa de Gestões anteriores temo que a nova gestão se quer tenha condições de sustentar o desafio de termos um evento de visualização mundial que é a copa do mundo... Seria um grande Palco para os Artistas Potiguares essa Época, mas enfim...

    SEJA LÁ O QUE DEUS QUISER, ou que nosso Povo, nossos Artistas, Nossos Atletas e Turismólogos façam uma revolução antes que seja Tarde Demais!!

    ABRAÇÃO AMIGO e mais uma Vez Boa SORTE do seu amigo Emerson Dantas.

    Esse é o link do meu Blog:
    http://www.falandodemarcas.blogspot.com/

    ResponderExcluir